28 de abril de 2008

Uma visita aos pingüins, os reis do Aquário em Santos

O que fazer em um dia nublado, numa cidade de praia?
Bem, uma das alternativas é visitar o Aquário Municipal de Santos. Não se assuste se você e metade das pessoas que não puderam ir à praia tiverem a mesma idéia. O Museu de qualquer forma já é a atração turística mais visitada da Baixada Santista.
Inaugurado em 1945, por Getúlio Vargas, é o primeiro aquário público do Brasil. Depois de passar por uma recente reforma, o Museu reúne centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática das mais diversas partes do mundo.
No seu acervo, estão presentes mais de 4 mil animais, entre peixes, aves, répteis, anfíbios e mamíferos de água doce e salgada, vivendo em um habitat natural reconstituído. Há peixes das mais diversas espécies em aquários de tamanho razoável: baiacú, peixe galo, siri, moréia, bagre, e até “tubarão porco” - que não tem esse nome a toa, pois tem o focinho chato com aberturas nasais amplas, com o aspecto semelhante ao do porco - cara de um focinho do outro! Existem também aquários maiores, para abrigar espécies como a “tartaruga verde”. Não se assuste com o tamanho dela... ela pode atingir 1.20 m e pesar 350 kg, peso pesado, hein !!!!!!
Em outro aquário gigante, enfeitado com pedras, convivem amigavelmente, espécies como: tubarão lixa, arraias, porquinho, rêmora, xaréu, baiacú de espinho e parú branco entre outros. Vale a pena dar uma paradinha, tirar umas fotos e observar o vai e vem frenético da enorme variedade da fauna aquática, como se você estivesse mergulhando no fundo do mar. Outra curiosidade é a anêmona, parente da água viva, que através dos tentáculos injeta substância que queima.
Mas, se no meio de seu passeio de repente começar a ouvir exclamações como “fofinho”, “gracinha” e outros apelidos carinhosos, é que você está se aproximando do Solário dos Pingüins, que é onde a maioria dos visitantes faz uma parada obrigatória e mais demorada. Os personagens principais, sempre em grupo, são simpáticos animais que divertem os visitantes. Uns estão sempre dormindo, outros aproveitam para nadar um pouquinho e alguns mais curiosos observam atentos o vai-e-vem das pessoas e o flash de celulares e máquinas fotográficas. Os mais exibidos arriscam abrir o bico e os olhos e dar uma piscadinha para deleite do público ali presente.
Em um outro enorme aquário vive o lobo marinho, que disputa com os pingüins a atenção dos visitantes do museu. Ao seu redor há inclusive uma pequena arquibancada, onde as pessoas podem se acomodar e assistir de perto as travessuras do lobo marinho, que faz de tudo para chamar a atenção dos visitantes e mais fotos são tiradas. Esta é a última atração do aquário que fica próxima à saída.
Nesta época de maior conscientização e preservação do meio ambiente, esta é uma visita obrigatória, tanto para crianças como para adultos. Bom passeio !!!!!!!!

Para anotar na agenda:

0 Comments: