4 de junho de 2008

Ar puro e natureza no Orquidário de Santos

Esse lugar é o Orquidário de Santos, repleto de árvores, plantas, aves e bichos das mais diferentes espécies. É um espaço ótimo para caminhar, respirar ar puro e ter um contato bem próximo com a natureza.

O Orquidário tem uma beleza tropical exuberante, bonito por natureza e onde habitam cerca de 600 animais, entre anfíbios, mamíferos, répteis e aves - que vivem em uma área urbana privilegiada de 22.240 m2. Cercados de plantas nativas, comuns ou exóticas, calcula-se haja por lá uma coleção de mais de 2 mil plantas - é verde por todo lugar, um colírio para os olhos !!!!!!!!

É uma delícia caminhar por este imenso parque, muito bem sinalizado, onde você encontra agradáveis surpresas ao longo do caminho a percorrer. São lagos artificiais onde você pode observar cisnes negros, tranqüilos patos nadando e bebendo nas águas tranquilas do lago, uma boa pedida é observar os irriquietos sagüis de tufo preto, ou o mico estrela fazendo algazarra e caretas aos visitantes.

Se de longe você estiver ouvindo uma barulheira muito forte, é sinal que você está muito próximo ao imenso viveiro das brincalhonas araras vermelhas, que convivem com seus vizinhos também barulhentos, os papagaios verdadeiros, os periquitos verdes e o periquitão maracanã. Perto dali, também pode-se observar os viveiros dos tucanos e do tico-tico rei, os canários da terra, o pássaro coleirinha. O pássaro azulão tem penas de um colorido tão intenso, que parecem pintadas à mão. Lindo!!!!!!!

O Orquidário também possui animais silvestres, grande parte dos quais vive solta pelo parque.
Um deles, muito requisitado pelos visitantes para tirar fotos, se ele estiver de bom humor e se você tiver sorte, é o pavão. Ele anda à vontade pelo parque e assim atrai muitos curiosos, ávidos em ver ele abrir a imensa cauda multicolorida, de um azul turquesa indescritível.

O parque conta com um Pavilhão de Exposições, onde quase sempre há exposições das mais diversas, como as de orquídeas ou como as de objetos feitos a partir de material reciclável. Há também um viveiro de visitação interna, com um lago, onde convivem amigavelmente diversas espécies, como patos, marrecos e até um flamingo rosa. Vale a pena dar um pulinho ao mini museu onde há um minhocário e o interessante formigueiro, onde são mostradas as várias fases da vida das incansáveis e atuantes formigas. Saindo dali você encontra a moradia da preguiçosa lontra que, se não estiver tirando uma soneca, pode ser encontrada nadando em seu habitat. Para quem gosta de trilhas, o Orquidário também conta com uma, um passeio muito divertido, saudável e que hoje está na moda.

Hoje em dia, a ecologia é palavra de ordem e, ter a consciência voltada para a proteção da natureza e das espécies animais, é requisito primordial das nações desenvolvidas. O Orquidário representa um pouquinho dessa palavra de ordem mundial. Um passeio a este parque tão cheio de verde, com inúmeras espécies variadas de plantas e árvores, como o ipê amarelo, palmeiras açaí, pau brasil, coqueiros da Bahia, bromélias e muitas outras, é sinal que a mãe natureza é muito generosa com este imenso Brasil.
Aproveite, relaxe e curta a natureza. Bom passeio !!!!!!!!

Para anotar na agenda:

  • Local: Orquidário
  • Endereço: Praça Washington, s/n
  • Funcionamento: 3a. a domingo das 8h às 18h (consultar horários)
  • Telefone: (13) 3237-6970 dica: máquina fotográfica, garrafa de água mineral, bolachas e quem sabe um bom livro para ler descansando em um dos bancos do parque, respirando um pouco do ar puro.

0 Comments: