8 de abril de 2008

Os segredos do mar

O imponente casarão onde hoje está instalado o Museu de Pesca, era antigamente o Forte Augusto datado do século 18, que inicialmente foi uma muralha de pedra armada (foto). Inicialmente, o objetivo maior foi criar um forte que cruzasse fogo com a Fortaleza da Barra (foto), com a finalidade de atuar na defesa de Santos e São Vicente (foto). O Forte pertencia ao Ministério da Marinha e, em 1894, foi destruído com a Revolta da Armada. Em seu lugar, a Marinha ergueu e instalou a Escola de Aprendizes de Marinheiros, onde mais tarde se instalou a Escola de Pesca.

O Museu de Pesca teve sua origem no antigo Gabinete de História Natural, que foi se expandindo e acumulando grande coleção de espécimes, como arraias (foto), tubarões, tartarugas (foto) e uma enorme diversidade de peixes.

Atualmente, com a crescente preocupação de preservação do meio ambiente, o Museu tem um importante significado na educação ambiental. Como ele é uma fonte de cultura no que se refere aos segredos do mar e seus habitantes, é grande a contribuição que oferece aos visitantes, mostrando e esclarecendo sobre como é preciso respeitar o meio ambiente como um todo. Talvez até por isso que o preço cobrado de entrada (foto) é praticamente simbólico.

Ele conta com diversas atrações divididas em 2 pavimentos e diversas salas. Tem a sala de pesca, com reproduções de redes e diversos instrumentos da pesca artesanal, além de reproduções de barcos de pesca. Outra sala interessante é a sala dos tubarões, onde se encontram exemplares (foto) das mais diferentes espécies, com painéis ilustrativos informando um pouco mais sobre a vida destes animais.

Porém a atração mais importante, e que causa um grande impacto, no sentido literal da palavra, é o esqueleto de uma enorme baleia (foto). A ossada do animal tem 23 metros de comprimento e pesa 7 toneladas !!!!!!!! O impressionante esqueleto está suspenso em uma sala localizada no 1o. andar do museu e é a lembrança que ficou do animal que encalhou em Peruíbe no ano de 1942.

Super interessante é o grande acervo do museu, na parte dedicada as conchas, areias de todo o Brasil (foto), corais e a grande variedade de aves marinhas.

Vale a pena visitar este bem cuidado museu, para conhecer um pouquinho mais da vida marinha e da arte caiçara. As mostras são bem organizadas e com ilustrações variadas, oferecendo ao visitante um conhecimento mais profundo dos habitantes do mar. Recomendo !!!!!!!!!

Para anotar na agenda:

  • Local: Museu de Pesca
  • Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia
  • Telefone: (13) 3261-5995
  • Funcionamento: sábados,domingos e feriados
  • Preço: R$ 2,00 (estudantes pagam meia) e crianças até 6 anos e adultos maiores de 60 anos têm entrada gratuita.
  • Horário: Telefone para confirmar ou ligue para o DiskTur: 0800-173887
  • Minha dica: vá com tempo e não deixe de visitar cada sala do museu
  • Sites: www.vivasantos.com.br/museudepesca e www.pesca.sp.gov.br/museu.php

0 Comments: